Em meio à pandemia do novo coronavirus, precisamos de boas distrações para passar o tempo e cumprir com a responsabilidade de fazer isolamento social. Pensando nisso, preparamos uma lista com 15 filmes maravilhosos que são indispensáveis para uma boa maratona. Preparados? Pega a pipoca, vem com a gente e não se esqueça: sempre que possível, fique em casa!
1) Ilha do Medo
Dirigido pelo grande Martin Scorsese, a obra de 2010 se passa na década de 1950 e traz um terror psicológico um tanto quanto angustiante. O detetive Teddy Daniels, interpretado por ninguém menos que Leonardo DiCaprio, e seu parceiro Chuck Aule, interpretado por Mark Ruffalo, precisam investigar o desaparecimento de uma assassina que estava presa em um hospital psiquiátrico. Entretanto, uma rebelião coloca o detetive de cara com acontecimentos e medos do seu passado, o fazendo ter que encarar coisas que ele gostaria de esquecer. Com uma narrativa cheia de reviravoltas e de final surpreendente, o filme vai te prender do começo ao fim.
2) Cães de Aluguel
Um dos clássicos de Quentin Tarantino, o longa conta a história de Joe Cabot, um criminoso muito experiente que reúne seis homens para bolar o roubo de um diamante. Sem revelar suas identidades verdadeiras, cada bandido utiliza como codinome o nome de uma cor. O roubo, que até então tinha tudo para ser um sucesso, começa a dar errado quando as coisas saem de controle e um deles é ferido, levando o grupo a acreditar que existe um traidor entre eles. Com um elenco de peso, o drama dos anos 1990 se passa quase todo em um único cenário e não cansa. Esse foi o primeiro longa do tão aclamado diretor e vale a pena ser conferido.
3) Casablanca
Um dos maiores clássicos do drama romântico, Casablanca é um filme da década de 1940 que encantou gerações e gerações, ainda que sua produção tenha sido feita às pressas e com um roteiro que mudava constantemente. Retratado durante a segunda guerra mundial, o exilado Rick Blaine, interpretado por Humphrey Bogart, encontra refúgio na cidade de Casablanca e dirige uma das casas noturnas daquela região. Ele ajuda refugiados a escaparem para os Estados Unidos de maneira clandestina, até que uma paixão do passado surge pedindo sua ajuda, o forçando a tomar uma grande decisão. Uma ótima pedida para os românticos de plantão e uma ótima oportunidade para dar uma chance ao cinema em preto e branco.
4) Before Sunrise
Leve, fluido e completamente apaixonante. Em Antes do Amanhecer somos apresentados à Jesse, um jovem americano, e à francesa Celine, que se conhecem em um trem com destino a Paris e de imediato começam uma conversa relaxada e descontraída. Em um impulso, Jesse a convida para fazer uma escala em Viena com a esperança de passar mais algumas horas com a encantadora garota que acabara de conhecer. Os dois passam a noite percorrendo a cidade, se conhecendo e esbanjando uma química quase tangível. Com diálogos inteligentes e bem construídos, o filme deixa um apelo silencioso no telespectador que urge para que o tempo passe mais devagar para o casal. De 1995, Before Sunrise antecede Before Sunset, de 2004, e Before Midnigth, de 2013.
5) Welcome to the Rileys
Intenso, forte a apelativo. Nessa obra independente, somos apresentados à um casal devastado pela morte de sua filha, e à Mallory, uma jovem stripper que luta como pode para sobreviver. Ainda enlutado, o caminho de Doug cruza com o de Mallory e ele vê uma enorme similaridade entre a garota e sua saudosa filha, o que acende em seu coração a vontade de salvar a moça da vida que ela leva, assim como uma esperança de poder curar um pouco a sua própria dor. Com uma atuação impecável e instigante, Kristen Stewart dá vida a uma personagem complexa e intensa que vai te deixar vidrado.
6) Aladdin
Uma das live-actions mais encantadoras que a Disney já produziu, Aladdin nos reapresenta ao conhecido clássico de uma forma leve, fiel e atual. Naomi Scott dá vida à princesa Jasmine de uma forma absolutamente envolvente e cativante. Já o gênio da lâmpada vem em forma de Will Smith com uma combinação perfeita de talento e graça. Uma bela história de amor e de magia é sempre uma boa pedida, principalmente nos dias atuais.
7) A Cinco Passos de Você
O que a princípio pode ser imediatamente descartado por parecer um clichê adolescente acaba se revelando um dos filmes mais bonitos e delicados do gênero. Will e Stella são portadores de fibrose cística, uma doença complexa e incurável. Para se manter vivo, além da quantidade imensa de tratamentos, o portador dessa doença deve permanecer sempre a seis passos de distância de outra pessoa que também tenha fibrose cística. Qualquer proximidade ou contato físico pode ser o suficiente para que bactérias sejam trocadas, levando à parada dos pulmões que já são extremamente debilitados. Will e Stella sabem bem disso, mas não estavam preparados para os sentimentos que viriam a desenvolver um pelo outro.
5 feet apart teve como uma de suas inspirações a jovem Claire Wineland, portadora da doença que narrava sua luta em um canal do YouTube, além de ter criado uma fundação destinada a ajudar outras pessoas com o mesmo diagnóstico. Claire faleceu poucos dias após seu transplante de pulmão e não chegou a ver o filme terminado. Pegue seu lencinho e dê uma chance a essa linda história tão bem interpretada por Cole Sprouse e Haley Lu Richardson.
8) Até o Último Homem
Baseado em uma incrível história real, Hacksaw Ridge acompanha Desmond T. Doss, um jovem que, por sua fé cristã e princípios pessoais, se recusava a tocar em armas de fogo durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo sofrendo muita perseguição e pressão, além de não ser bem aceito, Desmond surpreende a todos com sua infinda força de vontade e mostra que a fé também é uma arma muito poderosa. Dirigido por Mel Gibson e com um enredo emocionante, o filme rendeu a Andrew Garfield sua primeira indicação ao Oscar.
9) A Viagem de Chihiro
Para quem sempre teve curiosidade de assistir a um anime mas nunca soube por onde começar, esse clássico da animação japonesa é uma ótima escolha. Sensível, bonito e muito agridoce, o filme nos convida a embarcar na história de Chihiro, uma menina caprichosa e mimada de 10 anos que está se mudando de cidade com seus pais. Durante o percurso, seu pai pega um atalho e acaba parando no que imaginam ser um parque temático fechado. Relutante em explorar o lugar, a garota acaba se distanciando de seus pais, e quando os encontra novamente, eles estão transformados em porcos. Chihiro se depara então com um mundo novo, cheio de mistérios onde os humanos não são bem-vindos e precisa lutar por sua sobrevivência e autoconhecimento. Cheio de simbologias, o anime reflete a identidade, o crescimento e o amadurecimento.
10) O Labirinto do Fauno
Retratado na Espanha da década de 1940, esse clássico da fantasia acompanha a história de Ofélia, uma menina que está viajando para o campo com a mãe para encontrar seu padastro, um sádico oficial do exército. Em sua nova casa, Ofélia encontra um labirinto onde conhece Fauno, uma criatura metade humana e metade bode. Ele a convence de ser uma princesa perdida do reino subterrâneo e lhe diz que para retornar ao seu reino, a menina precisa realizar três tarefas. Com roteiro e direção de Guillermo Del Toro, a fábula é cheia de metáforas convidativas.
11) J’ai perdu mon corps
Perdi Meu Corpo é uma animação francesa cuja história é narrada pela perspectiva de uma mão que foi decepada e que foge do laboratório de dissecação em busca de retornar ao seu corpo. Com uma pegada simples e lenta, o filme retrata uma busca por pertencimento e autoconhecimento enquanto lida com fortes sentimentos, como a culpa. Uma animação direcionada ao público adulto que ganhou importantes prêmios como o César, considerado o Oscar francês.
12) Orgulho e Preconceito
Baseado na obra literária de Jane Austen, a adaptação faz jus ao legado de uma das maiores escritoras da história. De forma muito sensível e sensorial, o filme leva à tela a história de Elizabeth Bennet, a filha mais velha de uma família que vive no campo e que tem certa urgência em vê-la casada. A pressão que sofre dos pais, entretanto, nunca lhe infringiu pressa alguma. De personalidade forte e independente, Elizabeth conhece Darcy, cuja natureza fechada e extremamente reservada a princípio não lhe cai bem, ainda que a química entre os dois seja imediata. Com uma fotografia fantástica, esse romance que viaja por gerações é indispensável, e merece ser visto e revisto.
13) Sonic: O Filme
Um dos filmes mais aguardados de 2020 e que acabou se tornando uma agradável surpresa, Sonic nos leva de volta no tempo e nos joga dentro de uma tela de videogame. Com um apelo nostálgico muito perceptível para quem costumava passar horas curtindo aventuras com o ouriço azul, o filme traz uma história leve, divertida e entrega uma live-action muito animada e cheia de easter eggs dos jogos. Os créditos finais e a cena extra são um toque a parte.
14) Star Trek
Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. Uma das obras mais importantes para a ficção científica e para o universo nerd, Jornada nas Estrelas foi uma saga futurista que acabou inspirando tecnologias que vieram a existir depois, como por exemplo as portas automáticas, os equipamentos de comunicação pessoal, computadores que falam, entre outros. Além disso, foi a responsável pelo surgimento das convenções de segmento geek que conhecemos hoje em dia e do nome de fandoms. Além das séries, vários filmes a bordo da Enterprise foram feitos ao longo das décadas e são primordiais para os amantes do gênero. Que tal começar uma maratona com obras todas as gerações?
15) No Pique de Nova Iorque
Para terminar, que tal matar a saudade das gêmeas mais amadas de Hollywood? Uma das obras mais engraçadas e divertidas de Mary-Kate e Ashley Olsen e que nunca enjoa, New York Minute conta a história das irmãs Roxy e Jane que tem ambições de vida completamente distintas e acabam se envolvendo em muita confusão juntas. Com a participação de Jared Padalecki e da banda Simple Plan, esse filme é uma pedida perfeita para muitas risadas e diversão em família.