O Prêmio Jovem do Ano 2020, última fase do Prêmio Jovem Brasileiro, acontece na próxima terça-feira (22) com surpresas e atrações especiais que vão enlouquecer o público jovem. Em sua 19ª edição, a premiação é uma das mais consagradas e influentes no país. A história do PJB começou em 2002, quando Guto Melo, proprietário e fundador do prêmio, decidiu que os jovens brasileiros precisavam ter voz para mostrar, apoiar e decidir o que gostam. Assim, nasceu o evento que reconhece e valoriza a juventude nacional.
Entre os vencedores que estão concorrendo ao prêmio final deste ano estão nomes como Bianca Andrade, Jão, Larissa Manoela, Luan Santana, Felipe Neto, Juju Franco, Ludmilla e Pabllo Vittar que já fazem parte das muitas histórias que marcaram o palco e todos os anos do Prêmio Jovem Brasileiro. Anúncios importantes, lançamentos e recordes são alguns detalhes notavéis da trajetória do prêmio. Selecionamos seis curiosidades sobre o PJB para que você esteja preparado para viver forte emoções na semana que vem. Confira:
Luan Santana é o maior vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro
O cantor sertanejo ganhou 6 troféus consecutivos, de 2013 até 2019, como Melhor Cantor, além de concorrer as categorias de Melhor Show, Música do Ano e Hit do Ano. Já a maior premiada em um único ano é Sophia Abrahão que, em 2017, levou 3 troféus do PJB para casa: Melhor Atriz, Melhor Fandom e Jovem do Ano.
A princesa com troféu e o cavalheiro sem armadura
Na 14ª edição do Prêmio Jovem Brasileiro, em 2015, a cantora Lexa ganhou como Cantora Revelação. Mesmo ano em que também realizou uma performance da canção Pior Que Sinto Falta. Durante a apresentação, a cantora tocou teclado e cantou para o público no local e internautas que assistiam pela internet. Sem que ninguém esperasse, o microfone que estava no pedestal começou a cair e, apesar da cantora não perder a postura e continuar tocando e cantando, a situação ficou no mínimo complicada. Mas o que ninguém esperava era que um príncipe que estava na plateia subiu correndo ao palco para ajudá-la. Se trata do ator e cantor Mika, que arrancou suspiros dos fãs de Rebelde pelo cavalheirismo.
Em primeira mão para o público do PJB
Charlie Brow Jr. lançou em primeira mão o clipe Pontes indestrutíveis durante o Prêmio Jovem Brasileiro em 2007 e pegou muitos fãs de surpresa. Chorão, que tinha acabado de finalizar o clipe em estúdio, fez questão de fazer a exibição para o público durante a premiação, que teve apresentação de Serginho Groisman. Chorão também venceu a categoria de Melhor Cantor Jovem na 7ª edição do PJB.
Artistas com looks icônicos… e rasgos incríveis
Na última edição, em 2019, o apresentador da premiação foi o influencer e comediante Carlinhos Maia. Com um look impecável da Gucci, Carlinhos fez um movimento que o fez rasgar a calça durante o evento. Apesar do momento inesperado parecer constrangedor, Carlinhos levou na brincadeira e divertiu todos os presentes e o público.
Olha o baby…é mentira!
Na edição do PJB em 2011, Wanessa apresentou seus hits e deixou todos os convidados preocupados: ela estava gravidíssima do seu primeiro filho. Apesar do espanto, a artista cantou, dançou e fez um dos melhores shows da história da premiação. Outra história de gravidez é de Tatá Werneck que ganhou o troféu PJB de Melhor Humorista em 2012. Durante o seu agradecimento cheio de bom humor, a atriz anunciou que estava grávida, mas tudo não passava de uma brincadeira. Tatá ficou grávida somente em 2019, ou seja, sete anos depois do ocorrido.
Atual recorde de votações
O maior número de votos do PJB foi neste ano. Foram mais de 1.2 milhões de cadastrados, com 280 milhões de votos computados até a etapa dos vencedores. “O PJB sempre foi uma ferramenta de entretenimento e de aproximação entre os fãs e os ídolos. Mas este ano, muito por conta da pandemia, conseguimos reunir jovens de todo Brasil e muitos jovens pelo mundo, para participar das maratonas de votações e das lives com ícones da cultura jovem”, explica Guto Melo que planeja algo nunca antes feito por nenhuma premiação do mundo para o Prêmio do Ano que será transmitido em uma Mega Live nas redes sociais do evento (@premiojovem).
Para votar e decidir quem é o jovem destaque do ano, acesse premiojovem.com.br