Após quase sete anos desde seu último lançamento coreano, os antigos membros do grupo B.A.P BANG YONGGUK, JUNG DAE HYUN, YOO YOUNGJAE e Moon Jong Up se reuniram para uma última despedida seus fãs. Batizados BANG&JUNG&YOO&MOON, o quarteto lançou nesta quinta-feira (8) o EP CURTAIN CALL, com cinco faixas inéditas, incluindo o single Gone.
Durante seu hiato, cada um dos artistas trabalhou em diferentes projetos pessoais tanto na música quanto na atuação, e o reencontro os deu a chance de juntar suas novas experiências para um projeto especial, que reflete o legado do B.A.P e de seus fãs.
“Quando estamos juntos, isso permite que a gente converse, o que nos ajuda a encontrar o que mais combina com o nosso time. Esse processo é muito diverso e detalhado e nos deixa muito satisfeitos”, disseram em uma entrevista exclusiva com o OFF sobre poderem trabalhar como um grupo depois de tanto tempo.
O reencontro veio por insistência de Moon Jong Up, que passou os últimos dois anos sugerindo e encorajando os outros, até que CURTAIN CALL finalmente nascesse em 2024. Zelo, quinto ex-integrante do B.A.P não pôde participar do projeto por estar cumprindo seu alistamento militar.
O grupo teve seu disband oficial em 2019 e o novo single EP simboliza a espera deles atrás de uma cortina até serem chamados novamente ao palco por seus fãs, chamados de B.A.B.Y.
Considerando essa ser uma “última despedida”, eles falaram sobre como esperam que o grupo seja lembrado no futuro: “Nosso time tem muito amor um pelo outro e pelos fãs. Como amamos música, amamos estar no palco e temos muito orgulho do nosso grupo, esperamos que quando a gente ou nossos fãs pensarem em nós, que nossos corações fiquem aquecidos. Isso é porque tanto nós quanto nossos fãs temos muito amor, e nos esforçamos muito para lembrar e apreciar um ao outro.”
Além do EP, BANG&JUNG&YOO&MOON também farão um show especial na Coreia do Sul nos dias 17 e 18 de agosto, além de shows em Tóquio, Taipei e Hong Kong, onde irão reencontrar seus fãs enquanto grupo. “Ainda não parece real, então achamos que só vamos conseguir entender esses sentimentos quando realmente estivermos no palco e nossos fãs estiverem na nossa frente”, disseram sobre as expectativas para as apresentações.
O B.A.P fez seu debut em 2012 e anunciou seu debut em 2019 após o fim de seus contratos com a empresa em que estavam, com quem chegaram a ter questões judiciais. Apesar de uma história com altos e baixos, eles garantem: “Nós demos nosso melhor o tempo todo, então não tem nada na nossa trajetória que gostaríamos de mudar.”
Ainda refletindo sobre o passado, eles pontuaram qual tipo de conselho gostariam de ter escutado quando estavam começando sua carreira há mais de uma década: “Já que a perfeição não existe, espero que vocês cresçam e melhorem ao enfrentar e superar desafios. Porém, auto-cuidado também é importante, então espero que você possa se amar e se cuidar.”
Por fim, o grupo aproveitou para falar sobre o carinho e apoio que sempre receberam dos B.A.B.Y brasileiros.
“Somos muito gratos aos fãs brasileiros que nos dão tanto amor e, se possível, com certeza gostaríamos de encontra-los novamente”, disseram, lembrando de quando visitaram o país em 2014 como parte do festival Music Bank. “Somos muito gratos por sempre cuidarem de nós e nos apoiarem. Nós sabemos que vocês estão com a gente, e vocês nos dão forças, então esperamos poder encontrar vocês. Obrigado e amamos vocês.”