Current Date:julho 5, 2022

OFF ENTREVISTA: Saturday comenta sobre trajetória musical e conta detalhes do próximo comeback

Conversamos com o grupo sul-coreano sobre carreira, futuro na música e Brasil.

Não ouviu falar em Saturday antes? Pois fique de olho. O grupo composto por Haneul, Juyeon, Yuki, Ayeon e Minseo vem conquistando espaço no cenário do K-pop e expandindo sua base de fãs, batizada de Sunday, ao passo que ganha corações ao redor do mundo.

O conjunto, idealizado pela empresa SD Entertainment, estreou com sete membros em 2018, quando lançou o single MMook JJi BBa. Com o passar do tempo, mudanças de formação aconteceram e mais seis trabalhos fonográficos foram divulgados. Destacam-se as faixas WiFi (2019), BByong (2019) e D.B.D.B.DIB (2020).

O mais recente projeto do quinteto é Only You. Disponibilizada no ano passado, a obra apresenta a canção-título e In Your Eyes. Atualmente, as integrantes estão focadas em seu retorno à música e em sua turnê japonesa. Neste meio-tempo, Saturday abriu espaço na agenda para bater um papo com o OFF sobre esses temas e outros assuntos. Confira: 


OFF: Vamos começar voltando um pouco no tempo. Como nasceu a relação de vocês com a música?

Haneul: Após virar uma trainee, fiquei interessada em dança e canto. Já tinha o sonho de me tornar uma idol.

Juyeon: Quando pequena, meus pais tocavam muita música para mim e eu dançava e cantava junto. Acredito que assim nasceu meu interesse.

Yuki: Eu gosto muito da YoonA do Girls’ Generation desde pequena! Além disso, queria cantar e dançar no palco, então me interessei naturalmente por música!

Ayeon: Tenho duas irmãs mais velhas e a diferença de idade é grande. Por isso cresci assistindo mais programas musicais do que desenhos animados, presumo que essa foi minha maior influência!

Minseo: Me deparei com a dança pela primeira vez quando estava no ensino fundamental e ao me interessar por ela, me apaixonei pela música!

OFF: São quase quatro anos de carreira. O que pretendem ainda explorar? Quais conceitos desejam trazer?

H: Desejo testar hip hop!

J: Até o momento, o Saturday tem tido um conceito animado e fervilhante. Quero continuar com essa energia, entretanto gostaria de experimentar um conceito que possa mostrar novos e diferentes encantos.

Y: Penso em tentar o conceito high-teen ou algo bastante forte que seja diferente do atual. Não haveria mais a aprender e a experienciar se tentássemos coisas novas?

A: Pretendo testar um high-teen que seja cheio de confiança!

M: Amaria realizar um show com os Sundays de todo o mundo. Desejo também fazer um conceito de sonho tipo Closer, do Oh My Girl, e um brilhante no estilo Pretty Girl, do KARA.

OFF: Nesta trajetória musical, qual momento vocês consideram ser o mais marcante até agora?

H: Fico feliz quando posso me comunicar com o Sunday enquanto performo.

J: Quando estou no palco é sempre o momento mais lindo, é também o mais alegre!

Y: Imagino que foi quando debutamos! Eu era a mais feliz e, por causa desse episódio, fiz muitas lembranças com o Sunday!

A: Acredito que é cada instante desde a nossa estreia até agora. Há tantos momentos brilhantes que é difícil escolher apenas um.

M: Considero que todos os momentos são bastante preciosos. Creio que aqueles com os nossos Sundays se sobressaem!

OFF: O Saturday já passou por algumas trocas de formação. Como é o relacionamento entre vocês? Há um laço de amizade?

H: Nossa relação é tão preciosa quanto a com nossa família.

J: Como já passamos por muitas coisas juntas, nos conhecemos melhor. Não acho que seja mais o Saturday sem uma de nós.

Y: Talvez estejamos mais conectadas do que uma família! Não temos segredos e elas são as primeiras pessoas a quem posso recorrer sempre que tiver dificuldades. Sou muito grata e feliz por conhecer essas garotas!

A: Somos como uma família, ao ponto de nos entendermos apenas olhando uma para os olhos da outra. Amo elas!

M: Não precisamos dizer muito. Consideramos que somos o melhor time. Tenho sorte de conhecê-las e sou agradecida por estarmos na mesma equipe.

OFF: Atualmente, vocês estão fazendo uma série de shows no Japão. Como está sendo essa experiência? 

H: Não pudemos nos apresentar pessoalmente devido à Covid-19, porém ao vir ao Japão, me sinto muito feliz e viva. 

J: Estamos finalmente tendo um show presencial no Japão, pela primeira vez nesse país! No início, fiquei triste por não poder conhecer os fãs pessoalmente depois de tanto tempo, porém estou muito contente, pois somos capazes de realizar um concerto assim. Me impressiono a cada minuto e sinto os aplausos calorosos dos fãs. Há momentos em que fico animada e nervosa assim como fiquei quando debutei!

Y: É nosso primeiro show presencial desde o coronavírus! Estou tendo dias felizes por causa dos Sundays japoneses, que são contentes e gostam de mim!

A: Senti tanta falta de estar no palco. Fiquei tão feliz por poder me apresentar frente a frente com nossos fãs. Graças a eles, estamos alegremente performando todos os dias!

M: Há um tempo não tínhamos um show com o Sunday. Estou tão alegre que não consigo explicar, muito contente a cada momento! Quando encontrei os fãs, foi realmente empolgante, fiquei emocionada!

Saturday durante passagem pelo Japão.

OFF: O K-pop se tornou conhecido e amado  globalmente. Como é ver esse gênero conquistando números e realizações assim como derrubando fronteiras?

H: Fiquei realmente surpresa ao saber que nosso trabalho se espalhou pelo mundo. Muito obrigada pelo apoio e por amar o Saturday. Mostraremos ao público um melhor desempenho.

J: Tenho muito orgulho disso e entendo que devemos trabalhar mais!

Y: Me parece incrível e estou muito orgulhosa! Mesmo que nosso corpo esteja distante, sentimos o mesmo! K-pop é o melhor!

A: Como uma idol de K-pop, estou tão orgulhosa e sou muito agradecida por amarem esse gênero em muitos países! Faremos o possível para que o Saturday lidere o K-pop no futuro!

M: Sou muito grata. Farei o meu melhor para que mais pessoas saibam sobre o K-pop.

OFF: Dentro do K-pop e na música em geral, quais artistas e grupos servem como referência para vocês?

H: Realmente respeito o (G)I-dle. Elas se saem bem em todos os conceitos e suas vozes são perfeitas.

J: Amo e respeito muito Oh My Girl! Creio que o conceito, a dança, o canto, a interpretação e a variedade de habilidades de sua música são todos perfeitos. Desde a faixa de estreia até as  lançadas hoje em dia. E acima de tudo, penso que a harmonia entre elas é ótima, por isso as respeito ainda mais.

Y: Assisto e ouço muito Suzy! Acho que a elegância no palco, a dança e o canto são perfeitos!

A: Recomendo Day6! O gênero que eles fazem é ilimitado e as músicas estão cheias de boas mensagens.

M: As canções do IVE se espalharam pelo mundo e são muito famosas. Quando escuto música, ouço sempre as delas.

OFF: O Saturday possui fãs fiéis no Brasil, o que sabem acerca do nosso país? Conhecem algo sobre a música daqui?

H: Sou curiosa sobre tudo o que diz respeito ao Brasil. Fãs, me ensinem, por favor!

J: Ainda não sei muito sobre a música e a cultura brasileira, porém espero que os Sundays apresentem elas para mim! Estou ansiosa por isso!

Y: Quando penso no Brasil, penso em futebol! Vocês são ótimos no futebol! Recentemente, ouvi música brasileira com as meninas e era realmente viciante e boa! Escutarei mais!

A: Sei que o Brasil é famoso pelo samba e estou bastante curiosa sobre os outros gêneros. Fãs brasileiros, por favor, nos contem!

M: O futebol me vem à mente quando penso sobre o Brasil. Quero muito ver uma partida! Não faz muito tempo que ouvi canções brasileiras pela primeira vez e me pergunto por que descobri faixas tão boas só agora. Acho que são perfeitas em termos de qualidade e tudo mais.

OFF: Todo mundo quer saber… quando será o próximo comeback?

H: Não sei quando será, mas estaremos de volta! Aguardem pelo Saturday!

J: Vamos mostrar o quanto crescemos, então, por favor, esperem um pouquinho!

Y: Não posso dizer quando será, porém faremos o nosso melhor para atender às suas expectativas!

A: Como nosso hiato foi prolongado, estamos trabalhando bastante para retornar com uma grande performance.

M:  Estamos trabalhando muito e fazendo nosso melhor para o próximo comeback, portanto, mesmo que demore um pouco, espero que vocês continuem ansiosos e torçam por nós!

OFF: Quais são os planos do grupo para 2022 e as expectativas para o futuro? 

H: Quero muito ir ao Brasil este ano, falar com os Sundays, performar e me divertir com eles!

J: Primeiramente, desejo desafiar uma atmosfera e um conceito que ainda não mostramos. Sobretudo, tenho vontade de conhecer os Sundays do Brasil o quanto antes! 

Y: Em 2022, espero que só coisas boas aconteçam para o Saturday e o Sunday. Adoraria lançar um álbum e encontrar os fãs brasileiros o mais rápido possível!

A: Planejo trabalhar duro para mostrar aos fãs um melhor lado e, definitivamente, tenho em vista conhecer os Sundays no Brasil!

M:  Quero encontrar os Sundays de todos os cantos do mundo. Pretendo conhecer mais fãs e conversar com eles, além de fazer boas lembranças enquanto nos apresentamos.

OFF: Sempre terminamos nossas entrevistas com um recado para o público. Podem mandar um recado para os fãs brasileiros?

H: Fãs do Brasil! Graças ao Sunday, ganho força e sou alegre todos os dias. Muito obrigada! Assim como vocês me fazem feliz, o Saturday dará muito mais felicidade a vocês. Amo muito todos!

J: Muito obrigada por seu amor e apoio! Pretendo trabalhar bastante e ir ao Brasil o mais breve possível! Amo vocês! 

Y: Muito obrigada por gostar da gente e nos apoiar! Continuaremos trabalhando intensamente, portanto, por favor, aguardem ansiosamente! Vamos ao Brasil e faremos um show pessoalmente! Nos vemos em breve! Amo tanto vocês!

A: Muito obrigada por sempre nos apoiar e amar. Trabalharemos para retribuir todo o carinho. Amo vocês! 

M: Fãs brasileiros! Tenho tanta saudade do Sunday. Só de imaginar conhecer vocês pessoalmente, já fico feliz.  Mas quão melhor seria se nos encontrássemos pessoalmente?!

Ping Pong: Responda com a primeira coisa que vier à cabeça.

OFF: Música é para mim…

H: Uma diversão.

J: Minha melhor amiga.

Y: Vida.

A: Como a luz.

M: Um abrigo para os pensamentos.

OFF: Me sinto completa quando…

H: Estou no palco.

J: Ouço minha canção favorita em um dia de clima quente.

Y: Canto ou danço.

A: Estou no palco.

M: Estou com a minha família.

OFF: Meu lema é…

H: Amar a mim mesma primeiro.

J: Se a vida te der limões, faça uma limonada.

Y: O que vem fácil, vai fácil.

A: Não deixe que o humor de um dia se torne sua atitude.

M: Fácil de ter, fácil de perder.

OFF: Sundays são para mim…

H: Meu tesouro número um.

J: Meus parceiros de vida.

Y: Energia!

A: Como uma vitamina.

M: Doçura.


Continue acompanhando o Saturday:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube


Confira os canais da Highway Star:

Site | Facebook | Twitter | Instagram | TikTok | Youtube | Telegram


Reportagem: Victória Lopes