Current Date:outubro 25, 2021

“The Boy from Medellín”: J Balvin estreia documentário no Prime Video

Produção conta com direção de Matthew Heineman e acompanha a vida do artista que é um dos maiores fenômenos do reggaeton.

J Balvin é a grande estrela de The Boy from Medellín (El Niño de Medellín), documentário que adentra durante sete dias a intimidade do colombiano que é um dos maiores expoentes do reggaeton. A produção, que conta com direção do cineasta indicado ao Oscar, Matthew Heineman, chegou ao Prime Video nesta sexta-feira (7), data em que o artista completa 36 anos.

The Boy from Medellín acompanha os preparativos de Balvin para um dos shows mais importantes de sua carreira — o concerto esgotado para 45 mil pessoas no estádio Atanasio Girardot em sua cidade natal, Medellín, Colômbia, em 2019.

Enquanto se prepara para realizar um de seus maiores sonhos, o país vira cenário de protestos contra o governo de Iván Duque Márquez e de casos de violência policial. A morte do jovem de 18 anos Dilan Cruz, atingido na cabeça por um projétil do Esmad (unidade de Choque da polícia colombiana) durante uma marcha pacífica se torna símbolo da resistência e intensifica as manifestações. Diante desse cenário, o cantor reflete sobre a necessidade de posicionamento político por parte da classe artística. “Cada artista é diferente. Alguns gostam de política, outros preferem falar sobre sonhos. Eu não posso opinar sobre algo que não conheço bem e isso não me faz menos colombiano”, diz Balvin em um trecho.

Com a pressão por uma declaração e a data do show se aproximando, J Balvin também lida com seus problemas internos, a depressão e a ansiedade. “Quando eu subo no palco, eu viro outra pessoa, meu alter ego, J Balvin. Essa tensão entre José e J Balvin contribuiu para a minha ansiedade, minha dor e minha depressão”, desabafa.

Filmado inteiramente na semana que antecedeu a grande apresentação, o projeto não é apenas um documentário musical. A produção também retrata assuntos pertinentes como saúde mental, o poder das mídias e dos movimentos sociais e o que o público espera das celebridades. The Boy from Medellín coloca J Balvin sob uma perspectiva envolvente e apresenta mais de José Álvaro Osorio (seu nome de batismo), o menino de Medellín.

The Boy from Medellín/El Niño de Medellín

Direção: Matthew Heineman
Elenco: J Balvin
Duração: 1h 35m
Gênero: Documentário